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Simulações Interativas para o Ensino de Física
Princípio de Fermat: Refração
Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC
CONTROLES:
- Escolha o meio 1 (superior) dentre 5 possibilidades.
- Escolha o meio 2 (inferior) dentre 5 possibilidades.
- Arraste o ponto A para uma posição qualquer.
- Arraste o ponto B para uma posição qualquer.
- Arraste o ponto P na linha de separação entre os dois meios de modo a obter um tempo de percurso mínimo. Os botões (<<) e (>>) permitem um controle fino da posição do ponto P.
- Clique no botão MOSTRAR NORMAL para traçar a normal à superfície no ponto P.
- Clique no botão TRANSFERIDOR para obter um transferidor que pode ser arrastado para a posição desejada.
- Clique no botão MOSTRAR PROLONGAMENTOS para visualizar os prolongamentos dos raios incidentes e refratado.
DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:
Esta simulação permite verificar que, segundo o Princípio de Fermat, na refração da luz o caminho percorrido pela luz entre dois pontos situados em meios diferentes será aquele para o qual o tempo de percurso é mínimo. Para isso é possível escolher o material de cada meio, posicionar o ponto A em uma posição qualquer no meio 1 e o ponto B no meio 2 e localizar um ponto P na interface dos dois meios de modo a minimizar o tempo de percurso da luz. Localizado a posição do ponto P que minimiza o tempo de percurso é possível medir com um transferidor os ângulos de incidência e de refração e verificar que os mesmos estão de acordo com a lei de Snell da refração.
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