top of page
Simulações Interativas para o Ensino de Física
Princípio de Fermat: Reflexão
Autores: Me. Giselle dos Santos Castro - Universidade Federal do Ceará - UFC
Dr. Nildo Loiola Dias - Universidade Federal do Ceará - UFC
CONTROLES:
- Arraste o ponto A para uma posição qualquer.
- Arraste o ponto B para uma posição qualquer.
- Arraste o ponto P sobre o espelho plano de modo a obter um tempo de percurso mínimo APB. Os botões (<<) e (>>) permitem um controle fino da posição do ponto P.
- Clique no botão MOSTRAR NORMAL para traçar a normal à superfície no ponto P.
- Clique no botão TRANSFERIDOR para obter um transferidor que pode ser arrastado para a posição desejada.
- Clique no botão MOSTRAR PROLONGAMENTOS para prolongar os raios incidente e refletido de modo a facilitar (quando necessário) a medida dos ângulos.
DESCRIÇÃO DA SIMULAÇÃO:
Esta simulação permite verificar que, segundo o Princípio de Fermat, na reflexão da luz o caminho percorrido pela luz entre dois pontos situados em um meio, mas passando por um ponto em um espelho será aquele para o qual o tempo de percurso é mínimo. Para isso é possível posicionar os pontos A e B em uma posição qualquer e localizar um ponto P, na superfície do espelho, de modo a minimizar o tempo de percurso da luz. Localizado a posição do ponto P que minimiza o tempo de percurso é possível medir com um transferidor os ângulos de incidência e de reflexão e verificar que os mesmos estão de acordo com as leis da reflexão.
bottom of page